TELEVENDAS (12) 99166-0666 - DE SEGUNDA Á SEXTA DAS 8:30 AS 17:00
Critérios para aquisição, conservação e descarte de colchões
Estudo quantitativo, descritivo que teve como objetivo identificar os critérios para aquisição, conservação e descarte de colchões utilizados em hospitais e instituições de longa permanência para idosos.
Participaram do estudo 11 hospitais e sete instituições de longa permanência para idosos. Os dados foram obtidos por meio de questionário com questões objetivas referentes à caracterização da instituição, à aquisição, à conservação e ao descarte de colchões, que foi respondido por profissionais de saúde.
A maioria das instituições adquiriu colchões por meio de compra direta do fornecedor (72%) e realizava avaliação periódica da integridade do colchão e do seu revestimento (94%) durante a higienização concorrente da unidade do paciente.
Quanto ao destino final dos colchões, 11% dos hospitais descartavam em resíduo contaminado e 11% em resíduo comum; já nas instituições de longa permanência para idosos, 17% armazenavam os colchões na própria instituição, 17% realizavam doação e 17% tinham os colchões recolhidos e descartados por serviços terceirizados. Os participantes do estudo expressaram dificuldade e desconhecimento quanto à manutenção e descarte dos colchões, portanto, é pertinente que órgãos reguladores instituam normas específicas para o controle desse dispositivo médico-hospitalar.